A Drenagem Linfática é uma vertente da massagem clássica e consiste em movimentos suaves, lentos, intermitentes e precisos nos linfonodos e vasos linfáticos. A Drenagem estimula a circulação linfática a acelerar a absorção de líquidos e macro-moléculas do tecido intersticial pela capacidade peristáltica das vias linfáticas. Também atua ajudando o corpo a eliminar toxinas e resíduos metabólicos provenientes da nutrição dos tecidos.
Esse líquido (linfa) é devolvido ao sangue através da circulação linfática para ser reabsorvido pelo organismo ou eliminado pela urina e suor. Traz como benefícios a redução de edemas linfáticos (linfedemas), de edemas pós-cirúrgicos, de lipedemas, da celulite, da retenção hídrica, entre outros.
A drenagem linfática ativa a circulação sanguínea, melhora a oxigenação das células, estimula a imunidade (aumento da produção de linfócitos), melhora a ação antiinflamatória, aumenta o potencial reparador das células e dinamiza os processos catalisadores de uma boa cicatrização, todos perdurando por horas mesmo após a drenagem cessada.
Realizada no pós-operatório imediato de cirurgia plástica de abdome, lipoaspiração,lipoescultura, mamoplastia, plásticas faciais e mastectomia, a drenagem linfática favorece uma recuperação mais rápida, pois estimula o organismo a eliminar os líquidos que causam o edema e diminuindo a probabilidade do surgimento da fibrose. Para tanto, há necessidade de um conhecimento profundo da anatomia e fisiologia da cadeia linfática e da técnica a ser empregada para que os resultados sejam alcançados com sucesso.
texto selecionado por katy (extraido da net)
Nenhum comentário:
Postar um comentário