
As cartas do Tarot Cigano, servem como orientação e interpretação para as pessoas. São cartas que representam forças vivas. Através das cartas do Tarot Cigano, sabemos o que está acontecendo no presente e no futuro, podendo assim, solucionar os problemas equilibrando o mundo material com o mundo espiritual. Ele também é usado como orientador, dando várias opções e soluções, respeitando o ponto de vista de cada um.
O Tarot Cigano possui 36 cartas. No jogo, elas são colocadas na mesa com as figuras viradas para baixo, formando quatro linhas horizontais, com nove cartas em cada linha. Chamamos essa configuração, de jogo grande ou jogo completo.
O sistema de interpretação das lâminas do Tarot Cigano, é o Ideograma. , ou seja, dois símbolos gerando uma terceira idéia.
A forma de se abrir às cartas, é de duas em duas. A primeira carta da primeira linha do lado esquerdo, com a última carta da quarta linha do lado direito, e a segunda carta da primeira linha, com a penúltima carta da quarta linha, e assim por diante.
Depois de desviradas todas as cartas, interpretar as mensagens contidas nas linhas horizontais, verticais, diagonais e as cartas circundantes de cada assunto pesquisado. Após serem feitas as anotações do jogo completo, com nome, endereço e data de nascimento, são colocadas as cartas no número e na ordem que saíram do consulente, estará dada a resposta.
Pode-se também, montar uma mandala, colocando o assunto a ser pesquisado no meio, e pedir para consulente tirar cinco cartas do Tarot Cigano, que serão posicionadas em cima da carta principal, e as demais ao redor, formando uma cruz. As Mandalas podem ser abertas sem a presença física do consulente.
Cada carta tem um significado, a maneira que vão se posicionando, vão mudando de significado, e assim, trazendo vários tipos de respostas que a consulente veio jogar para saber.
Lembrando que deve ser usado como forma de orientação.